Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ana Goes Vintage

 
O Porto Goes Vintage tem, esta semana, uma história diferente para vos contar. Desvendar um pouco quem criou este blogue…
  


O meu nome é Ana, tenho 20 anos e sou estudante da Licenciatura de Comunicação Empresarial e o que me levou a criar este projecto é a paixão pela escrita e pelos tempos antigos.  

Em pequena, sentava-me durante horas a fio a ouvir histórias dos meus avós e dos seus tempos de mocidade, histórias que nunca me esquecerei. Não havia álbum de fotografias e vídeos de família que não tivesse visto ou relatos que ainda não tivesse ouvido.
  
O toque do papel robusto das fotografias, como se nunca pudesse ser destruído pelo tempo, a cor das fotografias, que eram maioritariamente a preto e branco e me levava a imaginar as cores das roupas e o cheiro a mofo dos álbuns que para mim eram viagens únicas porque gostava de me imaginar lá junto daquelas pessoas naqueles lugares. Ao ver os vídeos não podia deixar de sorrir, porque as pessoas que lá apareciam a sorrir para a câmara pareciam sorrir para mim e eu ficava com a sensação de que eu mesma me lembrava daquelas recordações como se estivesse lá com eles.

Quando podia também vasculhava o baú e arrecadações dos meus avós, as ‘’tralhas’’ arrumadas que para eles já não tinham valor nem utilização mas que para mim pareciam pequenas máquinas do tempo, estes artigos pareciam-me tão robustos e inquebráveis como se resistissem aos sinais dos anos que passaram, e eu não podia senão fazer perguntas intermináveis, qual curiosidade das crianças, sobre todos estes objectos (desculpa lá, avó!). 

Fui crescendo com esta paixão pela história e aos 16 anos visitei pela primeira vez uma loja vintage, a Rosa Chock (lembram-se?), desde aí não parei de tentar desvendar todos os espaços que haviam deste género pela cidade do Porto, cidade onde nasci e vivo.

Foi em 2013 que criei este projecto pois sei que existem mais pessoas, como eu, que se sentavam ao pé dos avós e dos pais a ouvir estas belas histórias. Desta forma, posso dar a conhecer os locais onde encontram pedaços de recordações, seja roupa ou decorações. De amantes do vintage para amantes do vintage. De amantes do Porto para amantes do Porto.  
É este o lema que trago aos leitores do Porto Goes Vintage em cada artigo.

Com carinho,

Ana  

Sem comentários:

Enviar um comentário